
Projectos em andamento
Acho que é mais ou menos uma constante: quem escreve tem sempre uma quantidade apreciável de projectos que, por um motivo ou por outro, ficam incompletos a ganhar pó no esquecimento, à espera de uma inspiração que lhes insufle nova vida ou de coragem para os deitar fora de uma vez por todas.
E eu não sou excepção. Entre coisas que muito provavelmente nunca serão concluídas (ou se o forem, será só por teimosia), e outras que eventualmente chegarão a um qualquer porto, o número dos meus projectos incompletos ascende a cerca de 30. E neste número não se incluem aqueles textos que poderão estar concluídos mas precisam de uma revisão mais ou menos profunda antes de estarem a meu gosto, prontos para a tentativa de publicá-los. Se os incompletos são cerca de 30, os não revistos são outros tantos...
E depois ainda há as ideias ainda não postas em prática. Essas não têm conta.
Esta página destina-se a deixar-vos alguns dados sobre aqueles projectos que vejo, em cada momento, como mais viáveis, mais adiantados e sobre aqueles em que estou a trabalhar. Os títulos não são definitivos, são apenas títulos de trabalho (muitos deles cheios de auto-ironia) que eu uso enquanto não me decido por um título definitivo (que nem sempre o é). Alguns até já têm título definitivo, mas aqui só porei os de trabalho, não me vá dar um vaipe e mudar os "definitivos", transformando-os em provisórios outra vez...
Então cá vai:
- Livros
- Gargalhadinhas - Gargalhadinhas (tenho um título porreiro pra ele, não se preocupem) será um livro de contos de FC&F humorística. Neste momento, é composto por 26 contos, na maioria muito pequeninos mas com um (e outro a caminho), em tendência bucha e estica, a chegar ao tamanho noveleta. Ao todo, os já prontos chegam quase às 25 mil palavras. Neste número, incluem-se contos já publicados: O Caso Subuel Mantil, Leonardo, o Borracho, Três Blões e um Muz e versões alteradas de O Grande Negócio da Miles2Miles, Ltd., Exploração Preliminar e RV. Também entre os contos que tenho em vias de sair há alguns que pertencem a este grupo.
- Contos avulso - Outro livro de contos de FC&F, este inclui aqueles que não se englobam em nenhum dos outros livros que estão nos meus planos (e há mais além dos que são aqui referidos). Por enquanto são 10 contos, que ascendem a mais de 31 mil palavras e estão quase todos pblicados. No entanto, alguns destes contos deverão sair desta colectânea se eu desenvolver em tempo útil alguns dos planos que tenho em mente. Não digo quais, por enquanto.
- Borrifos de microcefalia - Eis um título de trabalho que talvez não fosse mau como título definitivo... de uma coisa diferente do que aqui identifica. Aqui refere-se a um projecto que tenho, de fazer uma selecção das minhas crónicas e reuni-las em livro, embora para isso (isto é, para que a selecção possa ser feita com bastante por onde escolher) ainda me faltem bastantes crónicas. Para já, sem selecção nenhuma, com tudo ao molho, (menos as últimas, que ainda não colei no ficheiro), os borrifos de microcefalia sáo 92, o que corresponde a mais de 42 mil palavras. Se fosse uma história, já era romance.
- Ficção curta
- Os políticos e a corrida - O meu principal projecto do momento, trata-se de uma novela (por enquanto) sarcástica sobre um primeiro contacto humano-alienígena muito particular. Pensava terminar pelas 18 ou 19 mil palavras, mas já vai em 20 mil, e a história ainda exige vários milhares. Julgo que não ultrapassará muito as 25 mil, mas já não digo nada... e sim, o título é para mudar...
- Montes de vítimas - Este, sinceramente, não sei se fica melhor aqui ou lá em cima, nos livros. É verdade que anda pelas 9 mil palavras mas, pela complexidade da história que tenho na cabeça, deverá transformar-se em romance. É, aliás, por esse motivo que está tão atrasado: a ideia de escrever um romance ainda me intimida, ainda acho que tenho de escrever (e publicar) mais ficção curta antes de me conseguir lançar decididamente a tarefas mais complexas.
- Depoimentos - Uma futura novela dividida em três partes, das quais a primeira está completa e tem cerca de 9 mil palavras, este texto é também uma experiência de narração que me vai exigir cada vez mais atenção à medida que me aproximo do fim. Mais um projecto intimidante e desleixado há bastante tempo por isso mesmo.
Por agora, são estes seis os projectos que tenho já iniciados e a que deverei dar mais atenção nos tempos mais próximos. Isto, claro, sem prejuízo da produção de um conto curto de vez em quando, para meter nas antologias E-nigmáticas. Mas isso são projectos rápidos demais (se não pararem a meio, claro) para referir aqui. E se pararem a meio, o mais provável é que não mereçam que os refira aqui...
|
|
contos:
contos curtos:
vinhetas:
mini-contos:
no prelo:
|