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- Porque é que esta obra (autor / tradutor / publicação / prémio) consta da Enciclopédia e aquela não consta?
Os motivos mais comuns são a ignorância e a falta de tempo. Explicando:
A razão principal que me levou a meter ombros a esta obra foi a falta quase total de informação disponível sobre a literatura de FC&F em Portugal. Demasiados fãs ignoram boa parte - talvez a maior parte - do que se vai publicando ou se publicou no passado. Colecções inteiras passam completamente despercebidas, por falta de divulgação. Os autores praticamente não se conhecem, nunca ouviram falar uns dos outros. E etc., e etc.
Neste panorama de ignorância generalizada, eu não sou excepção. Também desconheço boa parte das coisas que são dadas a público. Especialmente das que saíram antes de ser chegado o tempo da internet. É por isso muito natural que haja nesta Enciclopédia uma quantidade bastante razoável de omissões devidas à minha ignorância.
Além disso, também não tenho tempo para tudo. E por isso optei por dar uma prioridade mais elevada a algumas secções da Enciclopédia (ver Que é Isto?), deixando outras um pouco mais de lado. É uma opção discutível, mas preferi ter parte disto a funcionar em boas condições a ter tudo coxo. Assim sendo, há algumas coisas que não se podem encontrar na Enciclopédia e, embora seja minha intenção incluí-las mais tarde, não se encontrarão durante muito tempo.
Finalmente há critérios que excluem algumas coisas à partida. Porquê? Bem, tive de estabelecer um limite para isto!...
- Que significa "vinheta" (conto / mini-conto / etc...)?
A resposta curta: "São classes de textos determinadas pelo seu tamanho".
Mas a resposta comprida é mais interessante. Quando comecei a pensar em fazer isto, uma das coisas que me ocupou as sinapses foi que fazer com os diferentes textos, como ordená-los? Tudo ao molhe? Dispostas por data? Pelo alfabeto?
Acabei por decidir fazer listas separadas para cada tipo de texto (romance - colectânea - conto - poema) e depois ordenar internamente cada uma das listas assim produzidas pela data de publicação. Mas assim a lista dos "contos" ficaria muito grande, totalmente desproporcionada em relação às restantes, visto que a esmagadora maioria dos textos de FC&F produzidos em Portugal são contos. Além disso, aos editores de revistas ou jornais interessados em republicar um determinado texto interessa ter uma ideia das suas dimensões para "ver se cabe".
Por tudo isto, resolvi dividir as listas nas categorias que conheço, determinadas fundamentalmente pelo número de palavras. Assim sendo, temos que, além das categorias poema (auto-explicativa), colectânea (colectânea de contos, poemas, novelas, noveletas, etc. Até pode conter romances) e fix-up (ver pergunta "O que é um fix-up?"), existem as seguintes categorias, baseadas no sistema norte-americano, com as subcategorias que são por vezes usadas alçadas à dignidade de categoria principal e com a originalidade do mini-conto, devido ao concurso da Simetria:
- Romance - mais de 40 000 palavras
- Novela - entre 17 500 e 40 000 palavras
- Noveleta - entre 7 500 e 17 500 palavras
- Conto - entre 3 000 e 7 500 palavras
- Conto Curto - entre 1 000 e 3 000 palavras
- Vinheta, ou Conto Ultra-Curto - entre 200 e 1 000 palavras
- Mini-Conto - até 200 palavras
E assim se conseguem aquelas listinhas todas bonitinhas ;-)
- Quais os critérios utilizados para a inclusão de itens na Enciclopédia?
São fundamentalmente dois: É FC&F? Está publicado?
Quanto ao primeiro tenho a dizer o seguinte: não tenho qualquer dúvida de que muita gente contestará a inclusão ou não inclusão desta ou daquela obra na Enciclopédia. A definição do que é FC&F não é de modo algum fácil (há mesmo quem diga que isso de FC&F é coisa que não existe), e cada um tem o seu critério próprio e em grande medida subjectivo para decidir se um determinado texto faz ou não parte do grupo.
Nesta Enciclopédia, usa-se o meu critério. E este meu critério, em grande medida subjectivo, como todos os outros, pode resumir-se na seguinte frase: "pode ser enquadrada na literatura de ficção científica ou fantástica toda e qualquer obra literária na qual o elemento fantástico está presente de forma determinante". Claro que nunca nada é assim tão simples, e há coisas que não obedecem a este critério e no entanto são indiscutivelmente FC&F. Mas podemos sempre sonhar...
Quanto ao segundo critério de selecção, há que dizer o que é que considero publicação, para efeitos de inclusão ou exclusão da Enciclopédia. Também aqui o critério é discutível, mas é o meu:
Obra publicada é toda e qualquer obra dada ao público, seja em papel, seja em formato electrónico, desde que tenha passado pela selecção de um editor. É também considerada publicação a auto-edição de livros.
Para explicar o porquê deste critério, é preciso tomar em consideração o seguinte: a FC&F é frequentemente marginalizada pelas editoras que ou não publicam, ou não promovem o que publicam, ou tratam o que publicam tão mal (em termos de traduções, encadernações, etc) que mais valia que não publicassem. Há excepções, bem entendido, mas infelizmente a regra é esta. Assim sendo, há actualmente no género a tendência para dar a conhecer as obras de novos autores através de meios não convencionais: fanzines (publicações amadoras, geralmente fotocopiadas, feitas por fãs para fãs), páginas web, newsletters e revistas distribuídas por correior electrónico, etc. Isto significa que para fazer um trabalho de catalogação completo há que incluir estas formas alternativas de distribuição. No entanto, actualmente qualquer pessoa pode fazer uma página web (por exemplo) e pôr nela as maiores aberrações literárias. Não ajudaria a FC&F portuguesa divulgar tais atentados. Por isso optei por excluir a auto-edição com a única excepção de livros em papel. E qual o motivo para esta excepção? É que um livro em edição de autor sai tão caro que quem o faz tem de ter pelo menos muito gosto no que escreve. Pode ser que o que sai seja uma tremenda porcaria, mas acho que tal atitude "contra ventos e marés" é digna de um certo carinho. :-)
- O que é um fix-up?
Fix-up é um termo até certo ponto pejorativo mas de uso comum entre as pessoas ligadas à FC&F para designar um tipo de livros que pela sua estrutura está antre a colectânea de contos e o romance. São livros em que um conjunto de contos que funcionam independentemente são interligados para contar uma história maior, de tamanho e complexidade semelhantes ao romance. Na área da FC&F surgem fix-ups com alguma frequência devido à importância que tiveram e continuam a ter as revistas (que publicam sobretudo ficção curta) no género. Um fix-up é por isso uma boa forma de reaproveitar para livro contos previamente publicados em revistas, embora também se façam fix-ups, digamos, "de raiz".
Como tantas vezes acontece nestas coisas, a decisão sobre se algumas obras são ou não fix-ups é em grande medida subjectiva. É uma chatice, pois é, mas é assim que as coisas são...
- Porque é que alguns nomes estão a negrito e outros não?
A negrito estão os nomes dos autores que têm já incluída na Enciclopédia informação sobre livros editados em seu nome, sejam colectâneas, sejam romances ou fix-ups. É uma espécie de reconhecimento gráfico da sua importância no meio editorial português que, claro, é imperfeito: autores com livros já publicados mas ainda não incluídos aparecem na mesma situação de autores que só publicaram um continho num lugar obscuro qualquer. Mas como nada é perfeito neste mundo...
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