FC&F em Portugal - logo

  FC&F em Portugal: Que é Isto?

uma enciclopédia online

 

Autores Prémios Publicações Tradutores Autores não-lusófonos

 

Que é Isto?

Este site pretende vir a ser uma enciclopédia. E como qualquer enciclopédia, este site pretende tornar-se uma referência para qualquer pessoa que procure informação sobre um determinado tema. Neste caso, o tema é a literatura de ficção científica e fantástico publicada em Portugal, em língua portuguesa, seja no convencional suporte celulósico comummente conhecido como papel, seja em formato electrónico.

Tal como todas as outras enciclopédias electrónicas, este site nunca estará concluído. Pelo contrário, estará numa actualização constante enquanto houver internet, literatura de FC&F em Portugal e enquanto restarem forças ao autor. Por isso, e porque o tempo não é infinito e o dia só tem 24 horas, há prioridades na elaboração destas páginas.

De um modo geral, primeiro actualizo/completo as páginas sobre os prémios (porque é mais simples e mais rápido). De seguida trato das páginas sobre os autores lusófonos, depois das páginas referentes às publicações e por fim do grande berbicacho: as páginas respeitantes às traduções. Ou seja, durante muito tempo, as primeiras estarão bem mais completas que as últimas. Só posso pedir desculpas pelo transtorno, se isso for algum transtorno.

As fontes para toda esta informação começaram por resumir-se à minha biblioteca privada. Mais tarde começaram a surgir colaborações de amigos e de autores e espero que muito em breve surjam também dados provenientes dos visitantes do próprio site.

É natural que haja alguns erros e, mais ainda, omissões. Quer num caso quer no outro, só posso garantir que me esforçarei para que a informação aqui contida seja sempre o mais exacta e completa possível. Mais que isso não posso fazer.

Em todo o caso, espero do site duas coisas: que ele sirva para alguma coisa (nomeadamente divulgar um género literário que é com demasiada frequência depreciado e ignorado, embora tenha produzido e continue a produzir alguma da melhor literatura do século XX) e que quem o visita (você) goste do que tem na frente.

Jorge Candeias

 

Topo

© Jorge Candeias, 2000