Archive for October, 2006

Campo das Letras também lança fábulas

Sunday, October 29th, 2006

Continuamos a falar da fantasia infanto-juvenil, esta dirigida a um público mais pequeno, para informar que a Campo das Letras lançou A Flor da Alegria, uma colectânea de cinco pequenos contos de Manuela Monteiro, ilustrados por Gabriela Sotto-Mayor. Alice e o Peixinho Dourado, A Flor da Alegria, Uma História de Natal, A História da Bruxinha Margarida e Gabriel, o Menino-Gigante são os títulos das cinco histórias.

Livros do Brasil edita Kipling

Sunday, October 29th, 2006

A mais célebre das obras de Rudyard Kipling, O Livro da Selva, é uma das novidades da Livros do Brasil. Sobejamente conhecido devido à adaptação, em animação, pela Disney, este livro (caso siga a edição original e não as versões mais infantilizadas que teve) é composto por sete contos e igual número de poemas sobre as aventuras fabulosas do menino-lobo Mowgli.

Fórum Fantástico divulga mais três convidados

Friday, October 27th, 2006

O conta-gotas vai-se transformando em torneira à medida que o Fórum Fantástico se aproxima, e desde a última notícia sobre este assunto foram divulgados os nomes de mais três convidados: uma portuguesa e dois espanhóis.

A portuguesa é Madalena Santos, que apresentrá o seu livro Terras de Corza - O Décimo Terceiro Poder, editado pela Gailivro.

Quanto aos espanhóis, são dois dos mais prestigiados nomes ligados ao género no país vizinho: León Arsenal, autor de Máscaras de Matar (Presença) e Juan Miguel Aguilera, que lançará no Fórum Fantástico o romance Rihla (Livros do Brasil).

Mais dois convidados do Fórum Fantástico

Wednesday, October 25th, 2006

O conta-gotas continua a funcionar, e nos últimos dias ficámos a saber de mais dois dos convidados do Fórum Fantástico deste ano, um português e um brasileiro.

O português é Pedro Ventura, que irá fazer durante o encontro um lançamento do seu romance de fantasia Goor - A Crónica de Feaglar, editado pela Papiro Editora.

O brasileiro é Gerson Lodi-Ribeiro, autor de ficção científica e história alternativa, conhecido do público português através de duas colectâneas de contos editadas pela Caminho e participações em várias antologias, da Caminho e da Simetria, e no E-nigma.

E-nigma, agora, com ISBNs

Wednesday, October 25th, 2006

A partir de hoje, as versões HTML dos e-books editados pelo E-nigma (considerando-se e-book tudo aquilo que mereceu uma edição em PDF) incluem informação sobre os respectivos números ISBN. A mesma informação será adicionada aos respectivos PDFs ao longo dos meses que se seguirão a 1 de Janeiro de 2007, quando estiver concluído o período de transição do ISBN de 10 dígitos para o de 13.

Entre outras consequências, esta evolução torna estes conteúdos pesquisáveis na base de dados editorial da APEL.

Maria de Menezes em França, Barreiros em Espanha

Tuesday, October 24th, 2006

A escritora portuguesa Maria de Menezes é uma das convidadas internacionais do festival Utopiales, a grande convenção francesa de ficção científica e fantástico. A mesma autora participa da antologia Utopiae, uma antologia anual que se publica por ocasião do festival.

Por outro lado, em Espanha será João Barreiros a marcar presença, como convidado, na HispaCon deste ano, repetindo a presença do ano passado.

Mais um lançamento no Brasil: Osíris Reis

Monday, October 23rd, 2006

A edição de literatura fantástica no Brasil soma e segue. Desta vez, falamos do livro de Osíris Reis Treze Milênios — Gênese Vermelha, primeiro livro da saga Treze Milênios, com oito volumes previstos. A edição é feita por uma editora que põe no bolso do autor a responsabilidade pelo menos por parte do financiamento, a Corifeu.

Axxón premeia Miguel Bordino

Monday, October 23rd, 2006

Embora já com bastante atraso, não queremos deixar de divulgar o resultado do primeiro concurso Axxón de conto fantástico. Assim, o primeiro prémio coube ao argentino Miguel Bordino, com Vendo Máquina, e o segundo ao espanhol Antonio J. Cebrián Berruga, com La incursión, tendo o júri destacado como finalistas mais oito contos de autores argentinos, espanhóis e chilenos.

Casa das Letras lança Gregory Maguire

Monday, October 23rd, 2006

A Bruxa de Oz, título que deverá ser a tradução portuguesa de Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West, romance datado de 1995, é o mais recente lançamento da Casa das Letras. Este livro de Gregory Maguire é um livro de fantasia cheio de um humor que está bem patente no título original e, até certo ponto, no da tradução, e que regressa à terra de Oz para contar a história do triunfo de Dorothy sob o ponto de vista da bruxa.

Contos, precisam-se rapidamente

Sunday, October 22nd, 2006

A revista electrónica brasileira Desfolhar pretende editar, no seu próximo número, planificado para publicação já a 5 de Novembro, um especial dedicado à literatura portuguesa. Nessa conformidade, os editores procuram por alguns contos que complementem aqueles que já possuem. Os interessados deverão enviar submissões até 3 de Novembro.

Adenda (25-10): Precisa Gabriel Boz que o tamanho máximo para os contos a enviar deverá ser de duas mil palavras.

Mais duas críticas no E-nigma

Sunday, October 22nd, 2006

O E-nigma continua a receber conteúdos novos, tendo sido hoje publicadas críticas à antologia editada por Gardner Dozois The Year’s Best Science Fiction, nº 16, e à novelização de Aliens — O Recontro Final, de Alan Dean Foster.

Jorge Candeias no Em Órbita

Sunday, October 22nd, 2006

O mais recente número (66) do boletim Em Órbita, uma publicação electrónica sobre astronáutica, inclui um conto de ficção científica de Jorge Candeias. Intitulado Blip, ambienta-se no recém-baptizado planeta anão Eris.

Fórum Fantástico com Turtledove e Martínez

Sunday, October 22nd, 2006

A organização do Fórum Fantástico continua a utilizar o conta-gotas para a divulgação dos convidados internacionais que estarão presentes no evento. Nos últimos dias ficou a saber-se que o FF contará com a presença do espanhol Rodolfo Martínez e do norte-americano Harry Turtledove. Ambos aproveitarão a estadia em Lisboa para apresentar livros: A Sabedoria dos Mortos no caso de Martínez e O Dilema de Shakespeare no de Turtledove.

Mais uma crítica no E-nigma

Saturday, October 21st, 2006

Acabou de ser publicada no E-nigma mais uma crítica, desta feita à colectânea Eu, Robot, de Isaac Asimov.

Comentários de novo disponíveis

Friday, October 20th, 2006

Depois de algum tempo indisponíveis devido a um bug, os comentários do ficcao.online estão de novo a funcionar. Pelo período de interrupção, as nossas desculpas.

Duas novas críticas no E-nigma

Friday, October 20th, 2006

O E-nigma publicou hoje duas críticas novas a dois romances que dificilmente poderiam ser mais diferentes um do outro: Cryptonomicon, de Neal Stephenson, e Sulphira & Lucyphur, de António de Macedo.

João Ventura e Luís Filipe Silva publicados na Axxón

Tuesday, October 17th, 2006

Luís Filipe Silva e João Ventura publicaram no mais recente especial de ficção curta da revista electrónica argentina Axxón, dedicado às viagens no tempo. Os contos dos nossos patrícios são os seguintes:

  • La Muerte de César, por João Ventura
  • La Mujer del Astronauta, por Luís Filipe Silva

Presença: Sandra Carvalho e Anna Dale

Tuesday, October 17th, 2006

As novidades da Presença para este mês de Outubro incluem apenas dois títulos ligados à literatura fantástica: mais um livro da série das Pedras Mágicas de Sandra Carvalho, A Saga das Pedras Mágicas — Lágrimas do Sol e da Lua, e uma fantasia infanto-juvenil de Anna Dale intitulada As Fadas do Vento, tradução portuguesa do romance de 2002 Whispering to Witches.

A FC na escola

Tuesday, October 17th, 2006

Na Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, volume 5, nº 2, veio publicado um artigo de autoria de Pedro Reis e Cecília Galvão onde se faz um uso curioso da ficção científica. Intitulado O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos, o artigo (PDF) parte de três pequenas histórias de FC escritas por alunos do 11º ano e analisa a imagem de cientista que elas contém.

As histórias analisadas, publicadas na íntegra no artigo, intitulam-se O Monstro, por Jaime, O que será?, por Rosa, e Viagem ao futuro, por Sofia.

Já não há conto fantástico na Imprensa Canalha

Tuesday, October 17th, 2006

A Imprensa Canalha anunciou hoje o cancelamento do seu projecto Conto Fantástico, justificando a decisão com a “fraquíssima qualidade e/ou pertinência” da “esmagadora maioria” dos contos submetidos ao longo dos últimos meses.