<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><!-- generator="wordpress/2.0.5" -->
<rss version="2.0" 
	xmlns:content="http://purl.org/rss/1.0/modules/content/">
<channel>
	<title>Comments on: Reatamento</title>
	<link>http://ficcao.com.pt/wordpress/?p=158</link>
	<description>Notícias da ficção científica e do fantástico</description>
	<pubDate>Fri, 10 Sep 2010 08:54:02 +0000</pubDate>
	<generator>http://wordpress.org/?v=2.0.5</generator>

	<item>
		<title>by: Administrator</title>
		<link>http://ficcao.com.pt/wordpress/?p=158#comment-20309</link>
		<pubDate>Tue, 26 Jun 2007 18:15:14 +0000</pubDate>
		<guid>http://ficcao.com.pt/wordpress/?p=158#comment-20309</guid>
					<description>Olá, Luísa...

Bem, a minha experiência com a mediawiki é já longa, visto ter sido um dos pioneiros da wikipédia em português: quando entrei havia cerca de mil artigos, sendo que a maioria não passava de lixo, e ninguém fazia nada por lá, e quando saí, um ano e tal depois, já havia uma comunidade saudável e trabalhadora e a nossa wikipédia estava entre as 10 maiores do mundo. Portanto, o software não gerou problemas, e foi coisa simples instalá-lo e começar a trabalhar.

Fora isso, não fiz nenhuma alteração no software... ainda. Tenho-me concentrado na introdução de conteúdo, porque sempre fui de opinião que é muito mais importante ter um site funcional com "sumo" do que um site cheio de design e sem nada lá dentro. Planeio fazer algumas coisas, mas só a médio prazo, depois de terminar de o encher com os dados de que já disponho e que já estavam esboçados num site anterior construído em HTML. Os conteúdos foram sendo trabalhados de forma mais ou menos intuitiva nesse site anterior, isto é, as coisas foram aparecendo por tentativa e erro. Foi a experiência desse site conjugada com a experiência da wikipédia que me deixou com uma ideia bastante concreta de como poderia usar o mediawiki para os meus fins. Mas bem sei que aquilo que lá está não é perfeito, e que provavelmente nunca o será.

Quanto à interacção com o público, o meu wiki não é um wiki convencional. A experiência da wikipédia ensinou-me também que se perde um tempo infinito, em projectos deste género, a tentar explicar a filosofia que eles têm por trás aos novatos e inexperientes e a corrigir os erros que eles cometem. Ora, eu nem tenho esse tempo, nem o meu alojamento tem espaço suficiente para ser desperdiçado com esse tipo de coisas, de modo que restringi a edição: só podem editar os utilizadores registados, as edições dos artigos propriamente ditos cabem apenas a administradores (que funcionam como editores), podendo os utilizadores que não o são criar páginas novas e interagir nas páginas de discussão, embora eu aconselhe, ainda por limitações de espaço de alojamento, a que as conversas sobre o projecto se façam numa mailing-list externa. A "promoção" a editor acontecerá, se tudo correr bem, sempre que um utilizador se mostre construtivo e eficiente e que compreende bem a filosofia, as limitações e potencialidades do site.

Boa sorte para o wiki do Camilo.</description>
		<content:encoded><![CDATA[<p>Olá, Luísa&#8230;</p>
<p>Bem, a minha experiência com a mediawiki é já longa, visto ter sido um dos pioneiros da wikipédia em português: quando entrei havia cerca de mil artigos, sendo que a maioria não passava de lixo, e ninguém fazia nada por lá, e quando saí, um ano e tal depois, já havia uma comunidade saudável e trabalhadora e a nossa wikipédia estava entre as 10 maiores do mundo. Portanto, o software não gerou problemas, e foi coisa simples instalá-lo e começar a trabalhar.</p>
<p>Fora isso, não fiz nenhuma alteração no software&#8230; ainda. Tenho-me concentrado na introdução de conteúdo, porque sempre fui de opinião que é muito mais importante ter um site funcional com &#8220;sumo&#8221; do que um site cheio de design e sem nada lá dentro. Planeio fazer algumas coisas, mas só a médio prazo, depois de terminar de o encher com os dados de que já disponho e que já estavam esboçados num site anterior construído em HTML. Os conteúdos foram sendo trabalhados de forma mais ou menos intuitiva nesse site anterior, isto é, as coisas foram aparecendo por tentativa e erro. Foi a experiência desse site conjugada com a experiência da wikipédia que me deixou com uma ideia bastante concreta de como poderia usar o mediawiki para os meus fins. Mas bem sei que aquilo que lá está não é perfeito, e que provavelmente nunca o será.</p>
<p>Quanto à interacção com o público, o meu wiki não é um wiki convencional. A experiência da wikipédia ensinou-me também que se perde um tempo infinito, em projectos deste género, a tentar explicar a filosofia que eles têm por trás aos novatos e inexperientes e a corrigir os erros que eles cometem. Ora, eu nem tenho esse tempo, nem o meu alojamento tem espaço suficiente para ser desperdiçado com esse tipo de coisas, de modo que restringi a edição: só podem editar os utilizadores registados, as edições dos artigos propriamente ditos cabem apenas a administradores (que funcionam como editores), podendo os utilizadores que não o são criar páginas novas e interagir nas páginas de discussão, embora eu aconselhe, ainda por limitações de espaço de alojamento, a que as conversas sobre o projecto se façam numa mailing-list externa. A &#8220;promoção&#8221; a editor acontecerá, se tudo correr bem, sempre que um utilizador se mostre construtivo e eficiente e que compreende bem a filosofia, as limitações e potencialidades do site.</p>
<p>Boa sorte para o wiki do Camilo.
</p>
]]></content:encoded>
				</item>
	<item>
		<title>by: Luísa Alvim</title>
		<link>http://ficcao.com.pt/wordpress/?p=158#comment-20284</link>
		<pubDate>Mon, 25 Jun 2007 23:11:07 +0000</pubDate>
		<guid>http://ficcao.com.pt/wordpress/?p=158#comment-20284</guid>
					<description>Parabéns pela wiki, conheci-a hoje através de um amigo. Interessa-me sobretudo a forma e interacção com o público. Gostaria de saber da tua experiência coma mediawiki, como trabalhaste os conteúdos, adaptaste a estrutura da wiki aos teus conteúdos, como pensas que o público vais editar, etc.
Gostarias de fazer uma pequeno texto -post sobre este teu trabalho para publicar no meu blogue (temático na área da biblioteca 2.0)? 
Aguardo notícias tuas.
Iniciei um trabalho de construção (hoje) de uma wiki sobre o escritor Camilo Castelo Branco, a sua obra - personagens e lugares de ficção, e estou a debater-me com os primeiros problemas.
Luísa Alvim</description>
		<content:encoded><![CDATA[<p>Parabéns pela wiki, conheci-a hoje através de um amigo. Interessa-me sobretudo a forma e interacção com o público. Gostaria de saber da tua experiência coma mediawiki, como trabalhaste os conteúdos, adaptaste a estrutura da wiki aos teus conteúdos, como pensas que o público vais editar, etc.<br />
Gostarias de fazer uma pequeno texto -post sobre este teu trabalho para publicar no meu blogue (temático na área da biblioteca 2.0)?<br />
Aguardo notícias tuas.<br />
Iniciei um trabalho de construção (hoje) de uma wiki sobre o escritor Camilo Castelo Branco, a sua obra - personagens e lugares de ficção, e estou a debater-me com os primeiros problemas.<br />
Luísa Alvim
</p>
]]></content:encoded>
				</item>
</channel>
</rss>
