FC&F em Portugal: Prémios: Prémio Editorial Caminho de Ficção Científica - regulamento

uma enciclopédia online

 

Caminho Simetria Eventos Branquinho da Fonseca Turno da Noite Hyperdrive Fantasporto
Dragão Quântico Simetria (mini-conto) Conto do Mês Lista [Ficcao-Cientifica] Paradoxo Hyperdrive - Star Wars

 

Prémio Editorial Caminho de Ficção Científica - regulamento:

  1. Dada a repercussão alcançada pelo Prémio Caminho de Literatura Policial e de Ficção Científica, a Editorial CAMINHO mantém as suas características e anuncia o seu próximo Prémio. Assim após os seis prémios concedidos, e imediatamente publicados, promove-se agora o prémio para o ano de 1999.

  2. Este prémio destina-se a estimular a criação em português de literatura policial e de ficção científica.

  3. O prémio será atribuído nas seguintes modalidades:

    a) ficção científica;
    b) história policial;

  4. As obras concorrentes às respectivas modalidades poderão ser romances ou colectâneas de contos.

  5. As obras concorrentes deverão ser em língua portuguesa e inéditas.

  6. As obras concorrentes deverão ter um mínimo de 160 páginas dactilografadas nas condições do nº 10 deste regulamento.

  7. O valor do prémio será de 500.000$00 para cada modalidade. No acto da entrega do valor do prémio o autor premiado considerará com isso pagos os direitos autorais da primeira edição da respectiva obra, com uma tiragem máxima de 3000 exemplares.

  8. A Editorial CAMINHO reserva-se o direito de publicação da primeira edição da obra premiada. Os direitos das edições seguintes pertencem integralmente ao autor, concedendo este à Editorial CAMINHO o direito de opção em igualdade de circunstâncias.
    A Editorial CAMINHO reserva-se o direito de opção para publicação de obras não premiadas.

  9. As decisões do júri, cuja composição será tornada pública oportunamente, serão tomadas por maioria de votos. O júri poderá, se assim o entender, não atribuir prémio de uma modalidade ou de ambas, por falta de qualidade das obras concorrentes, mas em caso nenhum o prémio será repartido por duas ou mais obras. O júri poderá também recomendar a publicação de obras que considere com mérito para tal.

  10. As obras concorrentes deverão ser enviadas, com a indicação da modalidade respectiva, à Editorial CAMINHO, PRÉMIO CAMINHO DE LITERATURA POLICIAL E DE FICÇÃO CIENTÍFICA, Alameda de Santo António dos Capuchos, 6-B, 1169 - 051 Lisboa, dactilografadas, ou equivalente, em três exemplares, a dois espaços, em papel formato A4, até 30 de Setembro de 1999. Estes exemplares não serão devolvidos. O júri tornará pública a sua decisão até ao dia 31 de Dezembro de 1999.

  11. Os exemplares devem ser assinados com um pseudónimo e acompanhados de um envelope lacrado contendo a identificação do respectivo autor. O não cumprimento desta cláusula implica a eliminação do concorrente. Só serão abertos os envelopes relativos aos autores premiados e àquelas obras sobre as quais a Editora resolva exercer o seu direito de opção para publicação.

  12. Para todos os efeitos considera-se que, a partir do momento em que entregam os seus originais a concurso, os concorrentes aceitam as disposições do presente regulamento.

 

Topo

© Jorge Candeias, 2000